Avaliação da opção de compra de ações.
Como encontrar o valor das opções de ações de seus empregados.
Conhecer o valor de suas opções de estoque pode ajudá-lo a avaliar seu pacote de compensação e tomar decisões sobre como lidar com suas opções de ações.
Compreender o Valor da Opção.
Conforme explicado mais detalhadamente em nosso livro Considere suas opções, o valor de uma opção de estoque tem dois componentes. Uma parte, denominada valor intrínseco, mede o lucro do papel (se houver) construído no momento em que determinamos o valor. Por exemplo, se sua opção lhe dá o direito de comprar ações em US $ 10 por ação e as ações estão negociando em US $ 12, sua opção tem um valor intrínseco de US $ 2 por ação.
A opção tem valor adicional com base no potencial de maior lucro se você continuar segurando a opção. Esta parte do valor varia dependendo da quantidade de tempo até a opção expirar (entre outros fatores), então é chamado de valor de tempo da opção. O valor de uma opção de estoque é a soma de seu valor intrínseco e seu valor de tempo.
É importante entender que o valor da opção não é uma previsão, ou mesmo uma estimativa do provável resultado de continuar a manter uma opção. Sua opção pode ter um valor de US $ 5 por ação, mas acaba gerando lucro de US $ 25 por ação - ou nenhum lucro. O valor da opção é uma informação útil, mas não prevê o futuro.
Valor objetivo e subjetivo.
Em teoria, podemos determinar o valor da opção objetivamente usando fórmulas ou procedimentos complicados. Na prática, o valor que interessa às pessoas que detêm opções de estoque de empregados é o valor subjetivo da opção: o valor da opção para você. É por isso que eu recomendo uma abordagem simplificada ao determinar o valor de uma opção de estoque de empregado. Por um lado, se a data de validade da sua opção estiver a mais de cinco anos de distância, determinaria o valor como se ela expirasse em cinco anos. As chances são muito boas de que você não terá todo o benefício de um período de tempo mais longo. Além disso, ignoro qualquer valor agregado produzido por alta volatilidade. Essa é uma maneira de medir o quanto os zigzags de ações estão para cima e para baixo. Em teoria, maior volatilidade significa maior valor de opção, mas, na prática, o expõe a muitos riscos, e esse é um fator negativo que anula o valor mais alto, na minha opinião. Para fins de planejamento, quase sempre determino o valor das opções de ações de empregados como se o estoque tivesse volatilidade moderada, mesmo que a volatilidade real produza um valor teórico maior.
Atalhos de avaliação.
Essas observações sobre o valor subjetivo nos permitem usar alguns atalhos. O mais fácil é para novas opções que tenham uma vida de cinco ou mais anos. A opção ainda não tem valor intrínseco porque o preço de exercício é o mesmo que o valor de mercado do estoque. Se ignorarmos o tempo adicional além de cinco anos, e também ignoramos o valor da alta volatilidade, uma opção recentemente emitida geralmente tem um valor próximo a 30% do valor do estoque.
Exemplo: você recebe uma opção para comprar ações de US $ 800 por US $ 25 por ação. O valor total das ações é de US $ 20.000, então o valor da opção é de cerca de US $ 6.000.
Lembre-se, o valor teórico da opção pode ser um pouco maior, mas $ 6,000 é um valor razoável para o valor da opção para você.
Se você manteve sua opção por um tempo e o preço das ações aumentou, você precisa de um método um pouco mais complicado para determinar o valor da opção. O & quot; oficial; A fórmula é realmente incompreensível, mas o procedimento a seguir fornece uma estimativa razoável:
Subtrair o preço de exercício da opção de estoque do valor atual do estoque para determinar o valor intrínseco da opção. Multiplique o preço de exercício da opção de compra de ações em 25%, para obter uma estimativa do valor do tempo de cinco anos. Reduza esse número proporcionalmente se a opção expirar em menos de cinco anos. Adicione o valor intrínseco e o valor de tempo para obter o valor total da opção de estoque.
Exemplo: sua opção permite que você compre ações em US $ 10 por ação. O estoque atualmente está sendo comercializado em US $ 16, e a opção expirará em quatro anos.
O valor intrínseco é de US $ 6 por ação. O valor do tempo de cinco anos seria de US $ 2,50 (25% do preço de exercício de US $ 10,00), mas reduzimos esse número em um quinto porque a opção expirará em quatro anos. Para esta opção, o valor intrínseco é de US $ 6,00 por ação e o valor do tempo é de cerca de US $ 2,00 por ação. O valor total da opção neste momento é de cerca de US $ 8,00 por ação.
Verifique o seu trabalho: o valor do tempo de uma opção de estoque sempre está em algum lugar entre zero e o preço de exercício da opção. Um número fora desse intervalo indica um erro.
Você provavelmente não será capaz de fazer esse cálculo na sua cabeça, mas é muito fácil com uma calculadora, e isso é mais do que podemos dizer para a fórmula Black-Scholes. Tenha em mente que, novamente, estamos ignorando o valor agregado de alta volatilidade, portanto, o valor teórico de uma opção de estoque pode ser maior que o número calculado usando este procedimento simplificado.
Os dividendos reduzem o valor das opções de compra de ações, porque os titulares das opções não recebem dividendos até depois do exercício a opção e manter as ações. Se a sua empresa paga dividendos, faz sentido reduzir os valores calculados pelos métodos de atalho descritos acima.
Precisa de uma calculadora on-line?
Há uma série de calculadoras de valor de opção de estoque na Internet. Alguns não são bons, mas alguns são excelentes - e gratuitos. O meu favorito é oferecido pela IVolatilidade. Leia nossa explicação primeiro, então vá para esta página e procure um link para sua Calculadora Básica.
Comece digitando o símbolo do estoque da sua empresa na caixa para o símbolo "& quot; Por exemplo, se você trabalha para a Intel, insira INTC. Ignore a caixa para "estilo" porque isso não importa para este tipo de opção. A próxima caixa é para "preço", & quot; e já deveria ter um preço recente para as ações da sua empresa. Você pode deixá-lo sozinho, ou alterá-lo se quiser ver o valor da opção quando o preço das ações for maior ou menor.
A próxima caixa é para "greve", & quot; o que significa o preço de exercício da sua opção de compra de ações. Digite esse número e ignore a data de validade, & quot; porque você vai inserir o número de dias para o vencimento em vez disso. Não se preocupe com o cálculo do número exato de dias; Apenas figure os anos ou meses e multiplique por 365 ou 30.
A próxima caixa é para a volatilidade, e se você inseriu um bom símbolo de estoque, o número já está lá. Quão legal é isso? Se o número for 30 ou menos, basta aceitá-lo e seguir em frente. Se for superior a 30, eu estaria inclinado a descontá-lo para 30 na maioria dos casos porque suas opções o expõem a muitos riscos.
Você pode aceitar ou alterar os valores que a calculadora oferece para taxa de juros e dividendos. Normalmente não há motivo para mudar esses itens. Pressione & quot; calcule & quot; e depois de um momento você verá o valor da opção (e muitas outras coisas que literalmente serão gregas para você).
Observe que esta calculadora dá o valor total de sua opção de estoque. Se a sua opção é "no dinheiro" (o estoque é negociado a um preço superior ao preço de exercício da opção), parte do valor é valor intrínseco e parte é valor de tempo. Subtrair o preço de exercício da opção do preço de negociação do estoque para obter o valor intrínseco. Então, você pode subtrair o valor intrínseco do valor geral para aprender o valor de tempo de sua opção de estoque.
Uma publicação da Fairmark Press Inc.
© Copyright 1997-2008, Kaye A. Thomas Todos os direitos reservados.
Como avaliar o valor das opções de estoque
Tutorial on-line # 11: como você avalia o valor das "opções reais" de uma empresa?
O modelo de fluxo de caixa com desconto é tudo o que você precisa para estimar as expectativas para a maioria dos negócios. Para as empresas cheias de incerteza, o preço das ações é a soma do valor do fluxo de caixa descontado - representando os negócios existentes - mais o valor das opções reais. As opções regionais captam o valor de oportunidades de crescimento incertas. Assim como uma opção financeira dá ao seu proprietário o direito - mas não a obrigação - de comprar ou vender uma garantia a um preço determinado, as empresas que fazem investimentos estratégicos têm o direito - mas não a obrigação - de explorar as oportunidades na futuro. Essas oportunidades podem ser avaliadas usando técnicas de avaliação de opções reais.
Neste tutorial on-line, detalhamos a aplicação de algumas técnicas diretas de avaliação de opções reais para aumentar o poder das expectativas de investimento.
Especificamente, seguimos as seguintes ferramentas analíticas de opções reais:
Imputado valor de opções reais. Esta ferramenta nos permite calcular o valor das opções reais implícitas na diferença entre a avaliação do mercado de uma empresa eo valor dos negócios existentes de uma empresa. Valor do projeto e despesas de investimento. Podemos estimar quão grande o valor do projeto potencial deve ser para justificar o valor das ações reais imputadas. Também podemos estimar o tamanho das despesas de investimento necessárias para exercer as opções reais.
Usamos o estudo de caso da Amazônia a partir de 22 de fevereiro de 2000 - desenvolvido no Capítulo 8 do livro - como estudo de caso para este tutorial on-line.
Os leitores que desejam aplicar ferramentas de opções reais talvez desejem baixar a planilha de acompanhamento.
Quais as entradas que precisamos para esses cálculos?
Para usar essas ferramentas de opções reais, precisamos inserir as seguintes oito entradas na planilha:
1. Nome da empresa. Nosso estudo de caso centra-se na Amazônia. Digite isso na célula C4 da planilha "Entradas" da planilha "Opções reais".
2. Preço atual da ação ($, por ação). O preço da ação da Amazon em 22 de fevereiro de 2000 era igual a $ 64.00. Digite isso na célula C5 da planilha "Entradas" da planilha "Opções reais".
3. Valor estimado das empresas existentes ($, por ação). Ao estimar os Drivers de Valor Operacional da Amazon e outros Determinantes de Valor - e assumindo um Período de Previsão de 10 anos - nosso estudo de caso calcula que o mercado avaliou os negócios existentes da Amazon em US $ 35,00 por ação. Digite isso na célula C6 da planilha "Entradas" da planilha "Opções reais".
4. Ações em circulação (em milhões). A Amazon tinha 345,2 milhões de ações pendentes desde o final do ano de 1999. Digite isso na célula C7 da planilha de "Entradas" da planilha "Opções reais".
5. Vida da opção (em anos). A vida de uma opção real é o período de tempo que uma empresa pode adiar uma decisão de investimento sem perder uma oportunidade. A partir de 22 de fevereiro de 2000, estimamos que as opções reais da Amazon tinham uma vida de 2 anos. Digite isso na célula C8 da planilha "Entradas" da planilha "Opções reais".
6. Taxa de retorno livre de risco (%). Esta é a taxa de juros da dívida pública de curto prazo. Assumimos uma taxa livre de risco em 5,0%. Digite isso na célula C9 da planilha "Entradas" da planilha "Opções reais".
7. Volatilidade do projeto (%). Isso mede a variabilidade potencial do valor futuro de um projeto. Estimamos a volatilidade da Amazon para ser 100%. Digite isso na célula C10 da planilha "Entradas" da planilha "Opções reais".
8. Estimativa do potencial valor do projeto [S / X] (%). O numerador desta métrica (S) é igual ao valor presente do fluxo de caixa esperado esperado do projeto. O denominador desta métrica (X) é igual ao investimento incremental único necessário para exercer a opção no momento do exercício. Vários valores potenciais do projeto (S / X) equivalem a diferentes cenários para a rentabilidade do projeto criado se e quando uma empresa exerce sua opção real para entrar em um novo negócio:
S / X é igual a um. Nesse cenário, o valor presente líquido (VPL) do projeto no momento da decisão é zero. S / X menos de um. Nesse cenário, o VPL do projeto no momento da decisão é negativo. S / X maior que um. Nesse cenário, o VPL do projeto no momento da decisão é positivo.
Em nosso estudo de caso, assumimos que o S / X da opção real da Amazon era igual a 75%. Digite isso na célula C11 da planilha "Entradas" da planilha "Opções reais".
Usando essas entradas para realizar análises de opções reais.
Usando esses insumos, primeiro estimamos o valor das ações reais imputadas do mercado calculando a diferença entre a avaliação total do mercado de uma empresa e o valor dos negócios existentes de uma empresa:
Em seguida, calculamos o valor potencial do projeto quando a empresa exerce a opção real (S) e o tamanho das despesas de investimento necessárias para exercer a opção real (X). Usando o modelo de precificação de opções Black-Scholes, obtemos os seguintes resultados:
O último passo na análise de opções reais é avaliar a razoabilidade dos resultados numéricos para S e X. Este tópico está coberto nas páginas 131 e 132 no Capítulo 8 do livro.
Valor avaliado.
O que é um "valor avaliado"
Um valor avaliado é o valor em dólar atribuído a uma propriedade para medir os impostos aplicáveis. A avaliação avaliada determina o valor de uma residência para fins fiscais e leva em consideração vendas e inspeções de casas comparáveis. É o preço colocado em uma casa pelo município governamental correspondente para calcular os impostos sobre a propriedade.
Em geral, o valor avaliado tende a ser inferior ao valor de mercado justo da avaliação.
O valor avaliado de imóveis ou bens pessoais é usado apenas para medir o imposto de propriedade aplicável, também conhecido como imposto ad valorem. Um avaliador do governo é responsável por atribuir o valor avaliado. Os assessores governamentais geralmente são designados por distritos fiscais especificados. Cada região fiscal tem diferentes procedimentos para calcular o valor avaliado, no entanto, os padrões básicos são principalmente os mesmos.
Contribuição predial.
Os avaliadores fornecem avaliações avaliadas anualmente, que constituem a base para o imposto de propriedade anual de um proprietário. O valor avaliado é uma porcentagem do valor de mercado justo e leva em consideração a qualidade geral da propriedade, valores de propriedade, metragem quadrada, características de casa e condições de mercado. Muitos destes cálculos são informatizados, com base em dados imobiliários na vizinhança e área circundante.
Dados Imobiliários.
A maioria dos valores avaliados é proveniente de dados imobiliários. Os avaliadores podem ser obrigados a fazer avaliações no local, e os estados têm requisitos variáveis para a frequência com que os avaliadores devem visitar fisicamente propriedades imobiliárias para avaliação. Os proprietários que desejam contestar o valor avaliado colocado em sua propriedade podem solicitar uma reavaliação, que é uma segunda avaliação do valor da propriedade.
Valor justo de mercado.
Na maioria dos estados, os valores finais de avaliação de propriedade são uma porcentagem do valor justo de mercado da propriedade. A taxa de valor avaliada para o valor avaliado varia consideravelmente de acordo com o estado. Esta taxa de valor avaliado pode ser de 10 a 100% do valor justo de mercado de uma propriedade. O Mississippi tem um dos índices mais baixos do país em 10%. Massachusetts tem um dos índices de avaliação mais altos em 100%.
Para calcular o imposto sobre a propriedade, a maioria dos estados usa a seguinte equação, que geralmente inclui uma taxa de milhagem:
Valor x Taxa de Avaliação x Taxa de Millage = Taxa de Propriedade Eficaz.
A taxa de milhagem é a taxa de imposto sobre o valor avaliado. As taxas de milhagem normalmente são expressas por US $ 1.000, com uma usina que representa US $ 1 em impostos por cada $ 1.000.
A maioria dos estados também exige um imposto sobre bens pessoais, que geralmente também é derivado do valor avaliado pela propriedade. Os bens pessoais que exigem impostos podem incluir casas móveis, carros, motocicletas e barcos.
Compreendendo os preços das opções.
Você pode ter tido sucesso batendo o mercado negociando ações usando um processo disciplinado que antecipa um bom movimento para cima ou para baixo. Muitos comerciantes também ganharam a confiança para ganhar dinheiro no mercado de ações, identificando uma ou duas ações boas que podem fazer um grande movimento em breve. Mas se você não sabe aproveitar esse movimento, você pode ficar no pó. Se isso soa como você, então talvez seja hora de considerar o uso de opções para jogar o próximo passo. Este artigo irá explorar alguns fatores simples que você deve considerar se você planeja negociar opções para tirar proveito dos movimentos de ações.
Antes de se aventurar no mundo das opções de negociação, os investidores devem ter uma boa compreensão dos fatores que determinam o valor de uma opção. Estes incluem o preço atual das ações, o valor intrínseco, o tempo de vencimento ou o valor do tempo, a volatilidade, as taxas de juros e os dividendos em dinheiro pagos. (Se você não sabe sobre esses blocos de construção, confira nossos tutoriais de opções e preços de opções).
Existem várias opções de modelos de preços que usam esses parâmetros para determinar o valor justo de mercado da opção. Destes, o modelo Black-Scholes é o mais utilizado. De muitas maneiras, as opções são como qualquer outro investimento, na medida em que você precisa entender o que determina seu preço para usá-los para aproveitar o movimento do mercado.
Principais Drivers do Preço de uma Opção.
Vamos começar com os principais drivers do preço de uma opção: preço atual das ações, valor intrínseco, tempo de expiração ou valor de tempo e volatilidade. O preço atual das ações é bastante óbvio. O movimento do preço do estoque para cima ou para baixo tem um efeito direto - embora não igual - no preço da opção. À medida que o preço de um estoque aumenta, mais provável o preço de uma opção de compra aumentará e o preço de uma opção de venda cairá. Se o preço das ações cair, então o inverso provavelmente acontecerá com o preço das chamadas e colocadas. (Para leitura relacionada, veja ESOs: usando o modelo Black-Scholes.)
Valor intrínseco é o valor que qualquer opção teria se fosse exercida hoje. Basicamente, o valor intrínseco é o valor pelo qual o preço de exercício de uma opção está no dinheiro. É a porção do preço de uma opção que não é perdida devido à passagem do tempo. As seguintes equações podem ser usadas para calcular o valor intrínseco de uma opção de chamada ou de venda:
O valor intrínseco de uma opção reflete a vantagem financeira efetiva que resultaria do exercício imediato dessa opção. Basicamente, é o valor mínimo de uma opção. Opções de negociação no dinheiro ou fora do dinheiro não têm valor intrínseco.
Por exemplo, digamos que o estoque da General Electric (GE) está vendendo em US $ 34.80. A opção de compra da GE 30 teria um valor intrínseco de US $ 4,80 (US $ 34,80 - US $ 30 = US $ 4,80) porque o detentor da opção pode exercer sua opção de comprar ações da GE em US $ 30 e depois virar e comercializá-las automaticamente no mercado por US $ 34,80 - um lucro de $ 4.80. Em um exemplo diferente, a opção de chamada GE 35 teria um valor intrínseco de zero ($ 34.80 - $ 35 = - $ 0.20) porque o valor intrínseco não pode ser negativo. Também é importante notar que o valor intrínseco também funciona da mesma maneira para uma opção de venda. Por exemplo, uma opção de venda GE 30 teria um valor intrínseco de zero ($ 30 - $ 34.80 = - $ 4.80) porque o valor intrínseco não pode ser negativo. Por outro lado, uma opção de venda da GE 35 teria um valor intrínseco de $ 0.20 ($ 35 - $ 34.80 = $ 0.20).
O valor do tempo das opções é o valor pelo qual o preço de qualquer opção excede o valor intrínseco. É diretamente relacionado com quanto tempo uma opção possui até que expira, bem como a volatilidade do estoque. A fórmula para calcular o valor do tempo de uma opção é:
Quanto mais tempo uma opção tiver até expirar, maior será a chance de acabar no dinheiro. O componente de tempo de uma opção decai exponencialmente. A derivação real do valor do tempo de uma opção é uma equação bastante complexa. Como regra geral, uma opção perderá um terço do seu valor durante a primeira metade de sua vida e dois terços durante a segunda metade de sua vida. Este é um conceito importante para os investidores em títulos, porque quanto mais perto você chegar ao vencimento, mais uma mudança no título subjacente é necessária para impactar o preço da opção. O valor do tempo é muitas vezes referido como valor extrínseco. (Para saber mais, leia A Importância do Valor de Tempo.)
O valor do tempo é basicamente o prémio de risco que o vendedor de opções exige para fornecer à opção comprador o direito de comprar / vender o estoque até a data da expiração da opção. É como um prémio de seguro da opção; Quanto maior o risco, maior o custo para comprar a opção.
Olhando novamente para o exemplo acima, se a GE estiver negociando em US $ 34,80 e a opção de compra de GE 30 de um mês para expirar é negociada em US $ 5, o valor de tempo da opção é $ 0.20 ($ 5.00 - $ 4.80 = $ 0.20). Enquanto isso, com a negociação da GE em US $ 34,80, uma opção de compra da GE 30 com US $ 6,85 com nove meses de vencimento tem um valor de tempo de US $ 2,05. ($ 6.85 - $ 4.80 = $ 2.05). Observe que o valor intrínseco é o mesmo e toda a diferença no preço da mesma opção de preço de exercício é o valor do tempo.
O valor do tempo de uma opção também é altamente dependente da volatilidade na medida em que o mercado espera que o estoque seja exibido até o vencimento. Para ações onde o mercado não espera que o estoque se mova muito, o valor do tempo da opção será relativamente baixo. O contrário é verdadeiro para ações mais voláteis ou aquelas com alta beta, devido principalmente à incerteza do preço da ação antes da opção expirar. Na tabela abaixo, você pode ver o exemplo da GE que já foi discutido. Mostra o preço de negociação da GE, vários preços de exercício e os valores intrínsecos e de tempo para as opções de chamada e colocação.
A General Electric é considerada um estoque com baixa volatilidade com um beta de 0,49 para este exemplo.
Amazon Inc. (AMZN) é um estoque muito mais volátil com uma versão beta de 3,47 (veja a Figura 2). Compare a opção de chamada GE 35 com nove meses de vencimento com a opção de chamada AMZN 40 com nove meses de expiração. A GE tem apenas US $ 0,20 para subir antes de estar no dinheiro, enquanto a AMZN tem $ 1,30 para subir antes de estar no dinheiro. O valor de tempo dessas opções é de US $ 3,70 para a GE e US $ 7,50 para a AMZN, indicando um prémio significativo na opção AMZN devido à natureza volátil do estoque da AMZN.
Isso faz - um vendedor de opções da GE não esperará obter um prêmio substancial porque os compradores não esperam que o preço do estoque se mova significativamente. Por outro lado, o vendedor de uma opção AMZN pode esperar receber um prêmio mais alto devido à natureza volátil do estoque da AMZN. Basicamente, quando o mercado acredita que um estoque será muito volátil, o valor do tempo da opção aumentará. Por outro lado, quando o mercado acredita que um estoque será menos volátil, o valor do tempo da opção cai. É essa expectativa pelo mercado da volatilidade futura de uma ação que é a chave para o preço das opções. (Continue lendo sobre este assunto em The ABC of Option Volatility.)
O efeito da volatilidade é principalmente subjetivo e é difícil de quantificar. Felizmente, existem várias calculadoras que podem ser usadas para estimar a volatilidade. Para tornar isso ainda mais interessante, há também vários tipos de volatilidade - sendo implícita e histórica a mais notável. Quando os investidores observam a volatilidade no passado, é chamado de volatilidade histórica ou volatilidade estatística. A volatilidade histórica ajuda você a determinar a magnitude possível dos movimentos futuros do estoque subjacente. Estatisticamente, dois terços de todas as ocorrências de um preço de ações acontecerão dentro de mais ou menos um desvio padrão do movimento das ações em um período de tempo definido. A volatilidade histórica olha para trás no tempo para mostrar quão volátil o mercado foi. Isso ajuda as opções de investidores a determinar qual preço de exercício é mais apropriado escolher para a estratégia específica que eles têm em mente. (Para ler mais sobre a volatilidade, consulte Usando a volatilidade histórica para avaliar o risco futuro e os usos e os limites da volatilidade.)
A volatilidade implícita é o que está implicado nos preços atuais do mercado e é usado com os modelos teóricos. Isso ajuda a definir o preço atual de uma opção existente e auxilia os jogadores da opção a avaliar o potencial de um comércio de opções. A volatilidade implícita mede o que os comerciantes de opções esperam que a volatilidade futura seja. Como tal, a volatilidade implícita é um indicador do sentimento atual do mercado. Esse sentimento se refletirá no preço das opções que ajudam os comerciantes de opções a avaliar a volatilidade futura da opção e as ações com base nos preços das opções atuais.
Um investidor em ações que esteja interessado em usar opções para capturar um movimento potencial em um estoque deve entender como as opções são preços. Além do preço subjacente das ações, as principais determinações do preço de uma opção são o seu valor intrínseco - o valor pelo qual o preço de exercício de uma opção está dentro do dinheiro - e seu valor de tempo. O valor do tempo está relacionado com o tempo que uma opção tem até expirar e a volatilidade da opção. A volatilidade é de particular interesse para um comerciante de ações que deseje usar opções para obter uma vantagem adicional. A volatilidade histórica fornece ao investidor uma perspectiva relativa de como a volatilidade afeta os preços das opções, enquanto o preço atual da opção fornece a volatilidade implícita que o mercado atualmente espera no futuro. Conhecer a volatilidade atual e esperada que é no preço de uma opção é essencial para qualquer investidor que queira aproveitar o movimento do preço de uma ação.
Como avaliar o valor das opções de estoque
Tutorial on-line # 6: como você calcula o custo das opções de ações do empregado?
Discutimos o impacto das Opções de Ações do Empregado (ESOs) no Apêndice do Capítulo 5, intitulado "Opções de Ações do Empregado e Investimento de Expectativas". As opções de compra de ações podem afetar materialmente o valor do acionista, e, portanto, nossa análise de Expectativas de preço implícito.
Neste tutorial, damos mais detalhes e fornecemos fontes de dados para a análise dos ESOs da Microsoft. Em particular, detalhamos duas formas principais nas quais os ESOs podem afetar o processo de investimento das expectativas:
1. Opções de stock pendentes. Já emitidos e os ESO atualmente em circulação representam um passivo econômico da perspectiva dos acionistas. Assim, você deve subtrair ESOs pendentes, como dívidas, do valor corporativo para derivar o valor para o acionista.
2. Subsídios para opção futura. As opções a serem concedidas no futuro representam um custo econômico que você deve subtrair de fluxos de caixa futuros.
Caminhamos através de ambos os cálculos abaixo. Os leitores que desejam calcular o custo do ESO para este estudo de caso da Microsoft também podem desejar baixar a planilha de acompanhamento. Por favor, note que certos números neste tutorial podem diferir ligeiramente do livro, já que incorporamos algumas etapas adicionais nesta análise mais detalhada. Por exemplo, neste exercício, ajustamos o fato de que os ESOs são realmente uma "garantia". No livro, simplesmente nos referimos a isso em uma nota de rodapé.
Os leitores que desejam analisar o custo dos ESOs do Gateway talvez desejem baixar esta planilha.
Finalmente, os leitores interessados em explorar este assunto ainda podem estar interessados em um longo Relatório de Pesquisa de Equidade CSFB sobre ESOs - intitulado "A Piece of the Action" - que pode ser baixado clicando aqui.
Passo 1: valorizando opções de ações pendentes.
Podemos valorizar a responsabilidade econômica de que as opções de compra em circulação que utilizam informações desbloqueadas no Relatório Anual da empresa. Aqui, passamos por este cálculo, usando a Microsoft como um estudo de caso.
O primeiro passo é avaliar os ESOs usando o método de precificação da opção Black-Scholes. A Microsoft nos fornece informações detalhadas sobre opções em cinco grupos - cada um com sua própria gama de preços de exercício. Para calcular o valor Black-Scholes, devemos combinar esta informação com nossas estimativas dos seis parâmetros a seguir para cada grupo:
1. Preço da ação: a Microsoft fechou em US $ 80,00 em 30 de junho de 2000. Digite o preço da ação na célula C29 da planilha "Entradas" e na data na célula C28.
2. "Características da média ponderada das opções de compra em circulação". O relatório anual e o depósito de 10-K SEC fornecem essas informações para cada grupo de opções pendentes. Para encontrar esses dados, podemos consultar o site da Microsoft Investor Relations e consultar a página 13 da seção de Análise Financeira no relatório anual do ano fiscal de 2000. Especificamente, veja a tabela abaixo do texto "Para várias gamas de preços, as características médias ponderadas das opções de compra de ações em aberto em 30 de junho de 2000 foram as seguintes". Na planilha, transcreva esses dados para as células que variam de B4 a G10. Além do número de opções concedidas e do preço de exercício médio ponderado, também é necessário anotar a "vida esperada das opções". A Microsoft informa este ponto de dados como "Vida restante (em anos)" para cada grupo de opções pendentes. Usamos esse número para avaliar os ESOs da empresa. Observe que estamos usando a vida contratual da opção, não a vida esperada. Se usássemos uma vida média esperada de 6 ou 7 anos, o que acomoda a probabilidade de exercício antecipado, o valor de cada opção é aproximadamente 10 a 20% menor.
3. Taxa sem risco. A taxa livre de risco apropriada é a taxa associada à segurança de cupão zero sem risco com a mesma maturidade que a opção. Por exemplo, para usar um terminal da Bloomberg para obter o rendimento de um Tesouro de cupão zero que expira em um ano, digite "B mm" e aperte o botão. (Observe que "mm" significa o mês da expiração do T-bill). Na prática, o uso da taxa de retorno sobre os títulos de tesouraria do governo de cinco anos chegará perto desse número. Fontes para o tesouro de dez anos incluem:
CBS Marketwatch. Mesmo usuários não registrados podem usar as cotações de títulos gratuitos do CBS MarketWatch clicando aqui. New York Times. Qualquer usuário pode ver o "10. Tres. Yield" na primeira página do site do New York Time, clicando aqui. Para obter mais detalhes sobre o vínculo do Tesouro do governo a cinco anos, você pode se registrar gratuitamente. Wall Street Journal. Os assinantes pagos do serviço on-line do WSJ podem encontrar cotações para medidas de taxa de juros chave.
Outra prática comum é usar a taxa livre de risco assumida pela empresa. Embora este possa ser um atalho aceitável, o valor dos ESOs pode mudar se as taxas flutuarem ou se a empresa escolher uma taxa inadequada de risco. Você pode encontrar as taxas assumidas sem risco da empresa no último parágrafo da página 13 da seção de Análise Financeira no relatório anual do ano fiscal de 2000. Transcreva este número na célula C30 da planilha "Entradas".
4. Volatilidade. Este parâmetro refere-se à volatilidade esperada - tecnicamente, o desvio padrão - do estoque subjacente. Esse número deve ser inserido na célula C31 da planilha "Entradas".
As empresas divulgam sua própria estimativa de volatilidade, que pode servir como ponto de partida para essa análise. No entanto, como com as taxas livres de risco, as empresas têm um incentivo para escolher um menor nível de volatilidade, de modo que usar a estimativa da empresa pode resultar em understating o valor das opções pendentes. Este ponto de dados também pode ser encontrado no último parágrafo da página 13 da seção de Análise Financeira no relatório anual do ano fiscal de 2000.
5. Rendimento do dividendo (q). Isso equivale ao dividendo esperado para o próximo ano dividido pelo preço da ação. Note-se que isso pressupõe que a empresa tenha um dividendo constante ao longo da vida da opção. Alternativamente, esta suposição pode ser relaxada assumindo que o rendimento de dividendos é zero e reduzindo o preço das ações pelo valor presente dos futuros pagamentos de dividendos esperados durante a vida da opção. Podemos encontrar o dividendo para qualquer estoque em muitas fontes, incluindo Yahoo e CBS Marketwatch. Insira o dividendo em dólares na célula C32 da planilha "Entradas".
Usando essas entradas, podemos calcular o valor de cada grupo de opções de estoque de funcionários da Microsoft.
Para ilustrar esta metodologia, o restante deste tutorial sobre ESOs extraordinários desenvolve o estudo de caso Microsoft ESO descrito no apêndice ao Capítulo 5, com foco na avaliação de um grupo de ESOs fiscais da Microsoft com um preço de exercícios que variam de $ 83.29 e $ 119.13.
Existem quatro etapas principais:
1. Avaliação de Black-Scholes. O Relatório Anual 2000 da Microsoft mostra que a empresa tinha aproximadamente 166 milhões desses ESOs pendentes. A empresa também divulga os insumos que usa para calcular o valor Black-Scholes de suas concessões de opções anuais. Para os propósitos deste exercício, valorizamos os principais ESOs da Microsoft usando essas mesmas estimativas (ver Tabela 1).
Características dos ESOs da Microsoft com Preços de Exercícios entre $ 83.29 e $ 119.13, Fiscal 2000.
Fonte: registros e análises da SEC.
A fórmula de Black-Scholes nos diz que uma opção de chamada com essas características tem um valor de US $ 41,41. À primeira vista, parece que devemos multiplicar esse valor vezes o número de opções pendentes e ter nossa resposta. No entanto, devemos fazer uma série de ajustes adicionais e potencialmente maiores:
2. Os funcionários que saem antes de suas opções se entregam. A maioria das empresas usa ESOs como uma ferramenta para reter funcionários valiosos. Assim, as opções geralmente são estruturadas para que um empregado que sai da empresa tenha que perder as opções não adotadas. Embora a perda de um empregado valioso não ajude uma empresa, os acionistas se beneficiam em parte da perda resultante da opção. Para valorar este efeito, estimamos quanto tempo cada grupo de opções tem antes de se tornar totalmente adquirido. Então, usando nossa estimativa de como freqüentemente os funcionários deixam a empresa, nós estimamos a quantidade de ESOs em um determinado grupo na data de validade. Em seguida, multiplicamos esse número - o número esperado de opções na data de validade - pela estimativa da empresa do valor Black-Scholes de cada opção para obter uma estimativa preliminar do valor desse ESOs.
Aplicamos essa técnica ao nosso estudo de caso dos ESOs da Microsoft com preços de exercícios entre US $ 83,29 e US $ 119,13. Esses ESOs têm uma vida esperada de 8,6 anos. Nosso próximo passo é estimar o período de aquisição da opção típica da Microsoft.
As opções concedidas durante e depois de 1995 geralmente são de quatro anos e meio e expiram sete anos a partir da data da concessão, enquanto certas opções são adquiridas ao longo de sete anos e meio e expiram após dez anos.
A escolha de uma estimativa pontual aqui será algo subjetiva, uma vez que a empresa nos dá um intervalo entre 4 e 7 anos para o cronograma de aquisição de direitos de seus ESOs. Nós nos inclinamos para o extremo inferior do intervalo em cinco anos desde que o texto implica que a maioria das opções são do tipo que ganham em 4 anos. Usando essa estimativa, e assumindo que a maioria das opções expiram em 10 anos, somente uma opção que tenha menos de 5 anos de expiração será totalmente adquirida. Assim, podemos inferir que essas opções com uma vida contratual de 8,6 anos possuem 3,6 anos antes de serem totalmente adquiridas.
Na planilha, insira o período de aquisição da opção assumida na célula C27 da planilha "Entradas".
O próximo passo é estimar o número de opções que os funcionários da Microsoft perdem anualmente. Felizmente, a Microsoft divulga o número de opções pendentes, juntamente com concessões de opções anuais, cancelamentos e exercícios. Podemos ver esta informação na página 13 da seção Análise financeira no relatório anual do ano fiscal de 2000 na primeira tabela nessa página. Digite esta informação na planilha "Entradas" nas células que variam de C17 a D22.
Usando essa informação, podemos dividir o número de opções canceladas anualmente pela média das opções em circulação durante o ano para calcular o que chamamos de "taxa de caducidade da opção" (ver Tabela 2).
Estimativa da "Taxa de Confirmação da Opção" anual da Microsoft
Número médio de opções durante o ano.
Taxa de Churn da Opção.
Nota: "Número médio de opções durante o ano" é igual à média do início e final das opções pendentes para um determinado ano.
Podemos ver que os funcionários da Microsoft geralmente perdem entre 2,7% e 5,0% do total de opções pendentes anualmente. Tomando uma média simples desta faixa apertada, chegamos a uma estimativa de aproximadamente 3,6% para a opção anual de opções da Microsoft. Na ausência de uma "recarga de opções" - em que a administração cancela todas as opções com preços de exercícios acima de um determinado preço e as substitui por opções com um menor preço de exercício - podemos usar esse número como proxy para a porcentagem de opções canceladas anualmente.
Podemos então usar essa estimativa para inferir quantas dessas opções realmente existirão quando elas forem totalmente adquiridas. Para fazer isso, usamos a seguinte fórmula:
Aplicando esta fórmula ao nosso grupo de opções, vemos que as Opções Vested Expected = 166 milhões x (100 - 3.6%) elevaram ao poder de 3.6 anos, ou 146 milhões. Com um valor Black-Scholes de US $ 41,41 por opção, estimamos que o grupo possui um valor esperado de "equivalente a opção" antes de US $ 6,0 bilhões. Assim, a taxa estimada de perda de opções reduz o valor do grupo em aproximadamente 12%.
3. Efeito dilutivo das opções de compra de ações dos empregados. Na nota de rodapé 11 do Capítulo 5, observamos que "tecnicamente, as opções de ações de empregados não são opções - eles garantem". Aqui, fornecemos mais detalhes sobre como fazer esse ajuste.
Especificamente, um ESO sempre valerá um pouco menos do que sua "opção equivalente" - uma opção regular com características semelhantes. Isso ocorre porque um ESO obriga a empresa a emitir uma ação dilutiva, o que diminui o valor de cada ação comum existente. Em contrapartida, uma opção regular é "escrita" em ações existentes, portanto, quando uma opção regular é exercida, a empresa não emite nenhuma ação adicional dilutiva.
Especialistas em opções deram uma fórmula para calcular esse efeito:
Podemos usar o "fator de conversão de garantia" para calcular exatamente o valor de cada ESO. Em primeiro lugar, no entanto, precisamos estimar a diluição que ocorre quando os funcionários exercem as opções em cada parcela de ESOs. Para este grupo de opções, precisamos calcular quantas ações existirão quando os funcionários exercerem todas as opções adquiridas com preços de exercício mais baixos (ver Tabela 3).
Gama de Preços de Exercícios.
Equivalente ao valor de opção de chamada.
Número de Warrants Excedentes.
Número de anos antes das opções Vest.
Número estimado de opções no final do período de validade.
Número de Ações Básicas.
Factor de conversão de garantia [1 / (1 + q)]
Se os funcionários exercem todos os ESO com preços de exercício mais baixos, 5.933 bilhões de ações ficarão pendentes. Uma vez que existem 145 milhões de ESOs que se espera que sejam totalmente adquiridos, podemos usar esses dois números para inferir o "fator de conversão de garantia" e valorar o quanto os ESOs valerão realmente. Usando a equação acima, o fator de conversão do mandado é 1 dividido pela quantidade (1 + (145 milhões / 5.933 bilhões)), ou 97,6%. Cada ESO vale apenas 97,6% do valor Black-Scholes calculado de US $ 41,41, ou US $ 40,42. Assim, o valor não ajustado deste grupo de garantias é de 145 milhões de ESOs, com US $ 40,42, ou aproximadamente US $ 5,9 bilhões (ver Tabela 4).
Gama de Preços de Exercícios.
Equivalente ao valor de opção de chamada.
Número estimado de opções no final do período de validade.
Factor de conversão de garantia [1 / (1 + q)]
Valor de mercado justo de cada mandado.
Valor esperado do ESO pré-imposto.
4. Dedutibilidade fiscal do valor intrínseco do ESO na data de exercício. Finalmente, devemos levar em consideração o benefício que a empresa colherá de economias fiscais. O IRS permite que as empresas deduzam o valor intrínseco de qualquer opção de lucro antes de impostos durante o ano em que o empregado o exerce. Isso diminui o custo da opção para a empresa pelo valor calculado de Black-Scholes vezes a taxa de imposto marginal. Assim, para calcular o valor esperado pós-imposto das opções da Microsoft, multiplicamos o valor ESO pré-imposto esperado pela quantidade um menos 35%. Isso reduz o valor desse grupo de US $ 5,9 bilhões para US $ 3,8 bilhões.
Se repetimos este exercício para todos os seis grupos de ESOs da Microsoft, apresentamos um valor pré-imposto total de aproximadamente US $ 45,5 bilhões e um valor total após impostos de aproximadamente US $ 29,5 bilhões.
Passo 2: Avaliando futuras concessões de opções de ações.
As divulgações exigidas pela Declaração de Normas Contábeis Financeiras (SFAS) 123 também nos permitem calcular o valor das concessões históricas anuais de opções de ações. Aqui, detalhamos as etapas específicas necessárias para realizar esta análise. Continuando nosso estudo de caso da Microsoft, aplicamos nossa metodologia para avaliar as bolsas de ações anuais da Microsoft.
1. Avaliação de Black-Scholes. O SFAS 123 exige que toda empresa calcule o valor da Black-Scholes por opção de suas concessões de opções de ações anuais. Também exige a divulgação das entradas na fórmula Black-Scholes. Por exemplo, a página 13 do Relatório Anual 2000 da Microsoft afirma que sua bolsa de ações anual de 2000 tinha um valor de Black-Scholes por opção de $ 36.67.
Tal como acontece com as opções pendentes, podemos usar a informação divulgada junto com vários pressupostos para calcular o valor Black-Scholes das concessões de opção. Porque estamos indo junto com os pressupostos da Microsoft aqui, podemos aceitar a avaliação da empresa de suas concessões de opções de ações anuais.
2. Os funcionários que saem antes de suas opções se entregam. Estimamos que os funcionários da Microsoft tendem a perder cerca de 3,6% das opções pendentes anualmente. Aplicando esta taxa de churn ao número de ESOs concedidos anualmente, podemos estimar quantas opções esperamos que realmente existam quando elas se tornem totalmente adquiridas. Usando nossa estimativa de um período de vencimento de cinco anos e de uma vida de opção de 10 anos, seguimos o mesmo método descrito anteriormente para chegar às seguintes estimativas:
Número Estimado de ESO da Microsoft Esperado no Final do Período de Vencimento, 1997-2000.
Número de opções concedidas.
Estimativa do Churn Anual do Empregado.
Vesting Período de opções concedidas.
Número estimado de opções no final do período de validade.
3. Efeito dilutivo das opções de compra de ações dos empregados. Em seguida, estimamos os efeitos dilutivos das concessões de opções ESO anuais, seguindo o mesmo procedimento descrito anteriormente. Para fazer isso, devemos calcular a fórmula do "fator de conversão do mandado":
A única grande mudança é que devemos estimar o número de ações que existirão quando os funcionários exercem os ESOs de um determinado ano. Por exemplo, no que diz respeito aos subsídios do ESO 2000, devemos assumir que todas as opções em circulação serão exercidas antes que os funcionários exerçam os ESOs recém-outorgados em 2000. Após o exercício dos funcionários, todos os 795 milhões dos ESOs pendentes esperam ser adquiridos e exercidos, o esperado A contagem de ações aumentará da contagem básica de ações de 5,283 bilhões para 6,115 bilhões. Com 252 milhões de opções da subvenção de 2000 que se espera que sejam adquiridas, podemos calcular o fator de conversão de garantia de 96,0%.
Com um valor "equivalente a opção" calculado por Black-Scholes de US $ 36,67 para ESOs concedidos em 2000, isso se traduz em um valor esperado de ESO antes de impostos de US $ 36,67 vezes 96,0%, ou US $ 35,20 por ESO.
4. Dedutibilidade fiscal do valor intrínseco do ESO na data de exercício. Finalmente, ajustamos esse valor para a dedutibilidade fiscal do valor intrínseco do ESO no exercício. Isso reduz o custo da opção para a empresa pelo valor da taxa de imposto marginal. Com uma taxa de imposto de 35%, isso se traduz em um valor de US $ 35,20 vezes 65%, ou US $ 22,88. Com 252 milhões de opções que se espera que sejam adquiridas, podemos valorizar o valor econômico esperado do valor 2000 da concessão da opção 2000 em 252 milhões de vezes US $ 22,88, ou US $ 5,8 bilhões.
Repetindo este exercício nos últimos anos, chegamos às seguintes estimativas para o valor das subvenções de 1996 a 2000:
Valor Econômico Esperado depois da Imposição da Microsoft Impedido para Empregados, 1996-2000.
Fonte: registros e análises da SEC.
Nota: Estes cálculos assumem que o fator de conversão de garantia da Microsoft de 1996 a 1999 é igual ao nível de 2000.
Depois de estimar o custo histórico dos subsídios anuais da ESO, podemos então tentar colocar um valor nas futuras concessões anuais do ESO. Esta estimativa depende de muitos fatores, como mudanças nos fundamentos do negócio, análise de tendências e a escalabilidade do modelo de negócios de uma empresa.
Para estimar os futuros subsídios ESO anuais da Microsoft, primeiro analisamos o custo da opção histórica da empresa como uma porcentagem das receitas - incluindo receitas e mudanças nas receitas diferidas. Ao longo dos últimos cinco exercícios fiscais, esta porcentagem foi bastante estável entre 4,0% e 5,7% - com exceção de 2000, um desfecho significativo devido ao preço volátil das ações da Microsoft.
Tutorial on-line # 6: como você calcula o custo das opções de ações do empregado?
Discutimos o impacto das Opções de Ações do Empregado (ESOs) no Apêndice do Capítulo 5, intitulado "Opções de Ações do Empregado e Investimento de Expectativas". As opções de compra de ações podem afetar materialmente o valor do acionista, e, portanto, nossa análise de Expectativas de preço implícito.
Neste tutorial, damos mais detalhes e fornecemos fontes de dados para a análise dos ESOs da Microsoft. Em particular, detalhamos duas formas principais nas quais os ESOs podem afetar o processo de investimento das expectativas:
1. Opções de stock pendentes. Já emitidos e os ESO atualmente em circulação representam um passivo econômico da perspectiva dos acionistas. Assim, você deve subtrair ESOs pendentes, como dívidas, do valor corporativo para derivar o valor para o acionista.
2. Subsídios para opção futura. As opções a serem concedidas no futuro representam um custo econômico que você deve subtrair de fluxos de caixa futuros.
Caminhamos através de ambos os cálculos abaixo. Os leitores que desejam calcular o custo do ESO para este estudo de caso da Microsoft também podem desejar baixar a planilha de acompanhamento. Por favor, note que certos números neste tutorial podem diferir ligeiramente do livro, já que incorporamos algumas etapas adicionais nesta análise mais detalhada. Por exemplo, neste exercício, ajustamos o fato de que os ESOs são realmente uma "garantia". No livro, simplesmente nos referimos a isso em uma nota de rodapé.
Os leitores que desejam analisar o custo dos ESOs do Gateway talvez desejem baixar esta planilha.
Finalmente, os leitores interessados em explorar este assunto ainda podem estar interessados em um longo Relatório de Pesquisa de Equidade CSFB sobre ESOs - intitulado "A Piece of the Action" - que pode ser baixado clicando aqui.
Passo 1: valorizando opções de ações pendentes.
Podemos valorizar a responsabilidade econômica de que as opções de compra em circulação que utilizam informações desbloqueadas no Relatório Anual da empresa. Aqui, passamos por este cálculo, usando a Microsoft como um estudo de caso.
O primeiro passo é avaliar os ESOs usando o método de precificação da opção Black-Scholes. A Microsoft nos fornece informações detalhadas sobre opções em cinco grupos - cada um com sua própria gama de preços de exercício. Para calcular o valor Black-Scholes, devemos combinar esta informação com nossas estimativas dos seis parâmetros a seguir para cada grupo:
1. Preço da ação: a Microsoft fechou em US $ 80,00 em 30 de junho de 2000. Digite o preço da ação na célula C29 da planilha "Entradas" e na data na célula C28.
2. "Características da média ponderada das opções de compra em circulação". O relatório anual e o depósito de 10-K SEC fornecem essas informações para cada grupo de opções pendentes. Para encontrar esses dados, podemos consultar o site da Microsoft Investor Relations e consultar a página 13 da seção de Análise Financeira no relatório anual do ano fiscal de 2000. Especificamente, veja a tabela abaixo do texto "Para várias gamas de preços, as características médias ponderadas das opções de compra de ações em aberto em 30 de junho de 2000 foram as seguintes". Na planilha, transcreva esses dados para as células que variam de B4 a G10. Além do número de opções concedidas e do preço de exercício médio ponderado, também é necessário anotar a "vida esperada das opções". A Microsoft informa este ponto de dados como "Vida restante (em anos)" para cada grupo de opções pendentes. Usamos esse número para avaliar os ESOs da empresa. Observe que estamos usando a vida contratual da opção, não a vida esperada. Se usássemos uma vida média esperada de 6 ou 7 anos, o que acomoda a probabilidade de exercício antecipado, o valor de cada opção é aproximadamente 10 a 20% menor.
3. Taxa sem risco. A taxa livre de risco apropriada é a taxa associada à segurança de cupão zero sem risco com a mesma maturidade que a opção. Por exemplo, para usar um terminal da Bloomberg para obter o rendimento de um Tesouro de cupão zero que expira em um ano, digite "B mm" e aperte o botão. (Observe que "mm" significa o mês da expiração do T-bill). Na prática, o uso da taxa de retorno sobre os títulos de tesouraria do governo de cinco anos chegará perto desse número. Fontes para o tesouro de dez anos incluem:
CBS Marketwatch. Mesmo usuários não registrados podem usar as cotações de títulos gratuitos do CBS MarketWatch clicando aqui. New York Times. Qualquer usuário pode ver o "10. Tres. Yield" na primeira página do site do New York Time, clicando aqui. Para obter mais detalhes sobre o vínculo do Tesouro do governo a cinco anos, você pode se registrar gratuitamente. Wall Street Journal. Os assinantes pagos do serviço on-line do WSJ podem encontrar cotações para medidas de taxa de juros chave.
Outra prática comum é usar a taxa livre de risco assumida pela empresa. Embora este possa ser um atalho aceitável, o valor dos ESOs pode mudar se as taxas flutuarem ou se a empresa escolher uma taxa inadequada de risco. Você pode encontrar as taxas assumidas sem risco da empresa no último parágrafo da página 13 da seção de Análise Financeira no relatório anual do ano fiscal de 2000. Transcreva este número na célula C30 da planilha "Entradas".
4. Volatilidade. Este parâmetro refere-se à volatilidade esperada - tecnicamente, o desvio padrão - do estoque subjacente. Esse número deve ser inserido na célula C31 da planilha "Entradas".
As empresas divulgam sua própria estimativa de volatilidade, que pode servir como ponto de partida para essa análise. No entanto, como com as taxas livres de risco, as empresas têm um incentivo para escolher um menor nível de volatilidade, de modo que usar a estimativa da empresa pode resultar em understating o valor das opções pendentes. Este ponto de dados também pode ser encontrado no último parágrafo da página 13 da seção de Análise Financeira no relatório anual do ano fiscal de 2000.
5. Rendimento do dividendo (q). Isso equivale ao dividendo esperado para o próximo ano dividido pelo preço da ação. Note-se que isso pressupõe que a empresa tenha um dividendo constante ao longo da vida da opção. Alternativamente, esta suposição pode ser relaxada assumindo que o rendimento de dividendos é zero e reduzindo o preço das ações pelo valor presente dos futuros pagamentos de dividendos esperados durante a vida da opção. Podemos encontrar o dividendo para qualquer estoque em muitas fontes, incluindo Yahoo e CBS Marketwatch. Insira o dividendo em dólares na célula C32 da planilha "Entradas".
Usando essas entradas, podemos calcular o valor de cada grupo de opções de estoque de funcionários da Microsoft.
Para ilustrar esta metodologia, o restante deste tutorial sobre ESOs extraordinários desenvolve o estudo de caso Microsoft ESO descrito no apêndice ao Capítulo 5, com foco na avaliação de um grupo de ESOs fiscais da Microsoft com um preço de exercícios que variam de $ 83.29 e $ 119.13.
Existem quatro etapas principais:
1. Avaliação de Black-Scholes. O Relatório Anual 2000 da Microsoft mostra que a empresa tinha aproximadamente 166 milhões desses ESOs pendentes. A empresa também divulga os insumos que usa para calcular o valor Black-Scholes de suas concessões de opções anuais. Para os propósitos deste exercício, valorizamos os principais ESOs da Microsoft usando essas mesmas estimativas (ver Tabela 1).
Características dos ESOs da Microsoft com Preços de Exercícios entre $ 83.29 e $ 119.13, Fiscal 2000.
Fonte: registros e análises da SEC.
A fórmula de Black-Scholes nos diz que uma opção de chamada com essas características tem um valor de US $ 41,41. À primeira vista, parece que devemos multiplicar esse valor vezes o número de opções pendentes e ter nossa resposta. No entanto, devemos fazer uma série de ajustes adicionais e potencialmente maiores:
2. Os funcionários que saem antes de suas opções se entregam. A maioria das empresas usa ESOs como uma ferramenta para reter funcionários valiosos. Assim, as opções geralmente são estruturadas para que um empregado que sai da empresa tenha que perder as opções não adotadas. Embora a perda de um empregado valioso não ajude uma empresa, os acionistas se beneficiam em parte da perda resultante da opção. Para valorar este efeito, estimamos quanto tempo cada grupo de opções tem antes de se tornar totalmente adquirido. Então, usando nossa estimativa de como freqüentemente os funcionários deixam a empresa, nós estimamos a quantidade de ESOs em um determinado grupo na data de validade. Em seguida, multiplicamos esse número - o número esperado de opções na data de validade - pela estimativa da empresa do valor Black-Scholes de cada opção para obter uma estimativa preliminar do valor desse ESOs.
Aplicamos essa técnica ao nosso estudo de caso dos ESOs da Microsoft com preços de exercícios entre US $ 83,29 e US $ 119,13. Esses ESOs têm uma vida esperada de 8,6 anos. Nosso próximo passo é estimar o período de aquisição da opção típica da Microsoft.
As opções concedidas durante e depois de 1995 geralmente são de quatro anos e meio e expiram sete anos a partir da data da concessão, enquanto certas opções são adquiridas ao longo de sete anos e meio e expiram após dez anos.
A escolha de uma estimativa pontual aqui será algo subjetiva, uma vez que a empresa nos dá um intervalo entre 4 e 7 anos para o cronograma de aquisição de direitos de seus ESOs. Nós nos inclinamos para o extremo inferior do intervalo em cinco anos desde que o texto implica que a maioria das opções são do tipo que ganham em 4 anos. Usando essa estimativa, e assumindo que a maioria das opções expiram em 10 anos, somente uma opção que tenha menos de 5 anos de expiração será totalmente adquirida. Assim, podemos inferir que essas opções com uma vida contratual de 8,6 anos possuem 3,6 anos antes de serem totalmente adquiridas.
Na planilha, insira o período de aquisição da opção assumida na célula C27 da planilha "Entradas".
O próximo passo é estimar o número de opções que os funcionários da Microsoft perdem anualmente. Felizmente, a Microsoft divulga o número de opções pendentes, juntamente com concessões de opções anuais, cancelamentos e exercícios. Podemos ver esta informação na página 13 da seção Análise financeira no relatório anual do ano fiscal de 2000 na primeira tabela nessa página. Digite esta informação na planilha "Entradas" nas células que variam de C17 a D22.
Usando essa informação, podemos dividir o número de opções canceladas anualmente pela média das opções em circulação durante o ano para calcular o que chamamos de "taxa de caducidade da opção" (ver Tabela 2).
Estimativa da "Taxa de Confirmação da Opção" anual da Microsoft
Número médio de opções durante o ano.
Taxa de Churn da Opção.
Nota: "Número médio de opções durante o ano" é igual à média do início e final das opções pendentes para um determinado ano.
Podemos ver que os funcionários da Microsoft geralmente perdem entre 2,7% e 5,0% do total de opções pendentes anualmente. Tomando uma média simples desta faixa apertada, chegamos a uma estimativa de aproximadamente 3,6% para a opção anual de opções da Microsoft. Na ausência de uma "recarga de opções" - em que a administração cancela todas as opções com preços de exercícios acima de um determinado preço e as substitui por opções com um menor preço de exercício - podemos usar esse número como proxy para a porcentagem de opções canceladas anualmente.
Podemos então usar essa estimativa para inferir quantas dessas opções realmente existirão quando elas forem totalmente adquiridas. Para fazer isso, usamos a seguinte fórmula:
Aplicando esta fórmula ao nosso grupo de opções, vemos que as Opções Vested Expected = 166 milhões x (100 - 3.6%) elevaram ao poder de 3.6 anos, ou 146 milhões. Com um valor Black-Scholes de US $ 41,41 por opção, estimamos que o grupo possui um valor esperado de "equivalente a opção" antes de US $ 6,0 bilhões. Assim, a taxa estimada de perda de opções reduz o valor do grupo em aproximadamente 12%.
3. Efeito dilutivo das opções de compra de ações dos empregados. Na nota de rodapé 11 do Capítulo 5, observamos que "tecnicamente, as opções de ações de empregados não são opções - eles garantem". Aqui, fornecemos mais detalhes sobre como fazer esse ajuste.
Especificamente, um ESO sempre valerá um pouco menos do que sua "opção equivalente" - uma opção regular com características semelhantes. Isso ocorre porque um ESO obriga a empresa a emitir uma ação dilutiva, o que diminui o valor de cada ação comum existente. Em contrapartida, uma opção regular é "escrita" em ações existentes, portanto, quando uma opção regular é exercida, a empresa não emite nenhuma ação adicional dilutiva.
Especialistas em opções deram uma fórmula para calcular esse efeito:
Podemos usar o "fator de conversão de garantia" para calcular exatamente o valor de cada ESO. Em primeiro lugar, no entanto, precisamos estimar a diluição que ocorre quando os funcionários exercem as opções em cada parcela de ESOs. Para este grupo de opções, precisamos calcular quantas ações existirão quando os funcionários exercerem todas as opções adquiridas com preços de exercício mais baixos (ver Tabela 3).
Gama de Preços de Exercícios.
Equivalente ao valor de opção de chamada.
Número de Warrants Excedentes.
Número de anos antes das opções Vest.
Número estimado de opções no final do período de validade.
Número de Ações Básicas.
Factor de conversão de garantia [1 / (1 + q)]
Se os funcionários exercem todos os ESO com preços de exercício mais baixos, 5.933 bilhões de ações ficarão pendentes. Uma vez que existem 145 milhões de ESOs que se espera que sejam totalmente adquiridos, podemos usar esses dois números para inferir o "fator de conversão de garantia" e valorar o quanto os ESOs valerão realmente. Usando a equação acima, o fator de conversão do mandado é 1 dividido pela quantidade (1 + (145 milhões / 5.933 bilhões)), ou 97,6%. Cada ESO vale apenas 97,6% do valor Black-Scholes calculado de US $ 41,41, ou US $ 40,42. Assim, o valor não ajustado deste grupo de garantias é de 145 milhões de ESOs, com US $ 40,42, ou aproximadamente US $ 5,9 bilhões (ver Tabela 4).
Gama de Preços de Exercícios.
Equivalente ao valor de opção de chamada.
Número estimado de opções no final do período de validade.
Factor de conversão de garantia [1 / (1 + q)]
Valor de mercado justo de cada mandado.
Valor esperado do ESO pré-imposto.
4. Dedutibilidade fiscal do valor intrínseco do ESO na data de exercício. Finalmente, devemos levar em consideração o benefício que a empresa colherá de economias fiscais. O IRS permite que as empresas deduzam o valor intrínseco de qualquer opção de lucro antes de impostos durante o ano em que o empregado o exerce. Isso diminui o custo da opção para a empresa pelo valor calculado de Black-Scholes vezes a taxa de imposto marginal. Assim, para calcular o valor esperado pós-imposto das opções da Microsoft, multiplicamos o valor ESO pré-imposto esperado pela quantidade um menos 35%. Isso reduz o valor desse grupo de US $ 5,9 bilhões para US $ 3,8 bilhões.
Se repetimos este exercício para todos os seis grupos de ESOs da Microsoft, apresentamos um valor pré-imposto total de aproximadamente US $ 45,5 bilhões e um valor total após impostos de aproximadamente US $ 29,5 bilhões.
Passo 2: Avaliando futuras concessões de opções de ações.
As divulgações exigidas pela Declaração de Normas Contábeis Financeiras (SFAS) 123 também nos permitem calcular o valor das concessões históricas anuais de opções de ações. Aqui, detalhamos as etapas específicas necessárias para realizar esta análise. Continuando nosso estudo de caso da Microsoft, aplicamos nossa metodologia para avaliar as bolsas de ações anuais da Microsoft.
1. Avaliação de Black-Scholes. O SFAS 123 exige que toda empresa calcule o valor da Black-Scholes por opção de suas concessões de opções de ações anuais. Também exige a divulgação das entradas na fórmula Black-Scholes. Por exemplo, a página 13 do Relatório Anual 2000 da Microsoft afirma que sua bolsa de ações anual de 2000 tinha um valor de Black-Scholes por opção de $ 36.67.
Tal como acontece com as opções pendentes, podemos usar a informação divulgada junto com vários pressupostos para calcular o valor Black-Scholes das concessões de opção. Porque estamos indo junto com os pressupostos da Microsoft aqui, podemos aceitar a avaliação da empresa de suas concessões de opções de ações anuais.
2. Os funcionários que saem antes de suas opções se entregam. Estimamos que os funcionários da Microsoft tendem a perder cerca de 3,6% das opções pendentes anualmente. Aplicando esta taxa de churn ao número de ESOs concedidos anualmente, podemos estimar quantas opções esperamos que realmente existam quando elas se tornem totalmente adquiridas. Usando nossa estimativa de um período de vencimento de cinco anos e de uma vida de opção de 10 anos, seguimos o mesmo método descrito anteriormente para chegar às seguintes estimativas:
Número Estimado de ESO da Microsoft Esperado no Final do Período de Vencimento, 1997-2000.
Número de opções concedidas.
Estimativa do Churn Anual do Empregado.
Vesting Período de opções concedidas.
Número estimado de opções no final do período de validade.
3. Efeito dilutivo das opções de compra de ações dos empregados. Em seguida, estimamos os efeitos dilutivos das concessões de opções ESO anuais, seguindo o mesmo procedimento descrito anteriormente. Para fazer isso, devemos calcular a fórmula do "fator de conversão do mandado":
A única grande mudança é que devemos estimar o número de ações que existirão quando os funcionários exercem os ESOs de um determinado ano. Por exemplo, no que diz respeito aos subsídios do ESO 2000, devemos assumir que todas as opções em circulação serão exercidas antes que os funcionários exerçam os ESOs recém-outorgados em 2000. Após o exercício dos funcionários, todos os 795 milhões dos ESOs pendentes esperam ser adquiridos e exercidos, o esperado A contagem de ações aumentará da contagem básica de ações de 5,283 bilhões para 6,115 bilhões. Com 252 milhões de opções da subvenção de 2000 que se espera que sejam adquiridas, podemos calcular o fator de conversão de garantia de 96,0%.
Com um valor "equivalente a opção" calculado por Black-Scholes de US $ 36,67 para ESOs concedidos em 2000, isso se traduz em um valor esperado de ESO antes de impostos de US $ 36,67 vezes 96,0%, ou US $ 35,20 por ESO.
4. Dedutibilidade fiscal do valor intrínseco do ESO na data de exercício. Finalmente, ajustamos esse valor para a dedutibilidade fiscal do valor intrínseco do ESO no exercício. Isso reduz o custo da opção para a empresa pelo valor da taxa de imposto marginal. Com uma taxa de imposto de 35%, isso se traduz em um valor de US $ 35,20 vezes 65%, ou US $ 22,88. Com 252 milhões de opções que se espera que sejam adquiridas, podemos valorizar o valor econômico esperado do valor 2000 da concessão da opção 2000 em 252 milhões de vezes US $ 22,88, ou US $ 5,8 bilhões.
Repetindo este exercício nos últimos anos, chegamos às seguintes estimativas para o valor das subvenções de 1996 a 2000:
Valor Econômico Esperado depois da Imposição da Microsoft Impedido para Empregados, 1996-2000.
Fonte: registros e análises da SEC.
Nota: Estes cálculos assumem que o fator de conversão de garantia da Microsoft de 1996 a 1999 é igual ao nível de 2000.
Depois de estimar o custo histórico dos subsídios anuais da ESO, podemos então tentar colocar um valor nas futuras concessões anuais do ESO. Esta estimativa depende de muitos fatores, como mudanças nos fundamentos do negócio, análise de tendências e a escalabilidade do modelo de negócios de uma empresa.
Para estimar os futuros subsídios ESO anuais da Microsoft, primeiro analisamos o custo da opção histórica da empresa como uma porcentagem das receitas - incluindo receitas e mudanças nas receitas diferidas. Ao longo dos últimos cinco exercícios fiscais, esta porcentagem foi bastante estável entre 4,0% e 5,7% - com exceção de 2000, um desfecho significativo devido ao preço volátil das ações da Microsoft.
No comments:
Post a Comment